Mamãe Perfeita

Continuando a nossa conversa da semana passada, do mesmo jeito que o bebê perfeito não existe e precisamos parar de idealiza-lo, não existe a mamãe perfeita. Engravidamos e logo já começamos a correr atrás de todas as informações para termos uma gestação saudável, um parto adequado, amamentar e criar nossos babys! Tudo isso é muito importante e estímulo demais minhas pacientes a procurarem muitas informações com forte embasamento científico. Mas não podemos entrar na neurose do perfeccionismo (meu mantra diário). Isso pode nos levar a frustração, depressão pós-parto e interferir no nosso relacionamento com nossos filhos, marido e familiares no geral.

Toda a informação que buscamos deve ser filtrada e adaptada a nossa dinâmica familiar. Deparo-me com muitas pacientes frustradas por não ter evoluído o parto normal, ou por não amamentar, por voltar a trabalhar. Sim, a amamentação é muito importante, e junto com as consultoras de amamentação luto pela conscientização da amamentação. Porém você não é menos mãe se precisou dar fórmula, o grande problema é nem tentar, correr para o caminho mais fácil. O pato normal é muito importante, mas se você escolheu fazer cesárea ou se precisou fazer cesárea, está tudo bem! Desde que você saiba o porquê foi feito ou se foi a sua escolha, saiba dos riscos e esteja preparada para eles. Precisou voltar a trabalhar, ou simplesmente quer trabalhar, pois o trabalho te completa?! Está tudo bem também! É muito importante nossos filhos perceberem quem nós somos e o que gostamos; entender que temos nossa personalidade e nos ver como um indivíduo completo. Muitas vezes nos escondemos no papel de mãe e nos deixamos de lado. Acaba sendo cômodo nos anular, mas com certeza isso é extremamente prejudicial para toda família.

Se você ainda está grávida, tente agora desenvolver sua personalidade, se empoderar, ser quem realmente você é e bancar isso. Se já ganhou bebê, ou se já tem neto, nunca é tarde para mudar e ser feliz! Não se culpe tanto, ninguém é perfeito, trate seus erros e os erros dos outros com mais leveza e cresça com eles.


19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo